Sistema de Avaliação

Entender o desenvolvimento na infância é fundamental. No Colégio, utilizamos uma abordagem que valoriza a observação contínua e o registro da aprendizagem do aluno, por meio de dois instrumentos principais: o Portfólio do Aluno e o Relatório Diagnóstico Avaliativo.
Portfólios
Organizado por trimestre na Educação Infantil e por semestre no Fundamental, o portfólio representa a avaliação processual dos alunos da Educação Infantil, e constitui-se em registro da história da criança.
Realizado com cada aluno durante o trimestre, apresenta os avanços da criança e os desafios a superar, seja em relação aos aspectos curriculares ou aos aspectos formativos.
Relatório Diagnóstico Avaliativo
Complementando o portfólio, o Relatório Diagnóstico Avaliativo é um documento descritivo elaborado pelos professores, em conjunto com a Coordenação Pedagógica e Assessoria Educacional, que sintetiza as observações do desenvolvimento do aluno durante o semestre.
O objetivo deste instrumento é apresentar de maneira clara e individualizada o desenvolvimento do aluno, identificando seus interesses, potencialidades e os pontos que requerem maior suporte. Ele serve como base para o diálogo entre escola e família, permitindo que juntos possamos traçar as melhores estratégias para o contínuo aprendizado e bem-estar da criança.
Avaliações escritas:
Iniciam no 2º ano do Fundamental e passam a ser promocionais a partir do 3º ano. Os alunos são ensinados a realizar as avaliações encarando-as como um instrumento a mais que auxilia a medição da aprendizagem, sem temor, de maneira que possam aproveitá-la para compreender seu desenvolvimento pedagógico.