Alunos do 4º e 5º Ano visitam o aterro sanitário de Uberlândia
As turmas da Paciência e da Gratidão (4º e 5º Ano), sob as orientações das professoras Glenia Naves e Talita Franco, visitaram o aterro sanitário de Uberlândia.
Os alunos foram recebidos pela engenheira ambiental Alana Frazão, que explicou sobre o funcionamento do aterro, informou a quantidade de lixo processada diariamente e que o chorume é enviado para a ETA (Estação de Tratamento de Esgoto). A engenheira também mostrou uma usina instalada no aterro para produção de energia, a partir do biogás, produzido pela decomposição do lixo orgânico.
De acordo com as professoras, a visita enriqueceu os estudos do conteúdo de Ciências - Recursos Naturais, no qual a turma pesquisou sobre o destino do lixo e o tempo de decomposição dos materiais descartados, além de refletir sobre a situação do lixo na cidade.
“Levar os alunos ao aterro foi muito importante. Foi mais uma oportunidade para repensarmos sobre o consumo consciente, que cada um pode fazer a sua parte, contribuindo para a menor produção de lixo possível”, declararam as docentes.
A aluna Clara Magalhães, 5º Ano, descobriu, pesquisando na internet, que o aterro sanitário de Uberlândia é o melhor de Minas Gerais. E que até pessoas de outros países o visitam por ser um aterro modelo e também para entender seu funcionamento.