Três turminhas realizam atividade de Artes relacionada ao Ciclo de Reprodução das Borboletas
Ao longo de cinco aulas da disciplina de Artes, foi mostrado aos alunos um Power Point com imagens de borboletas, ovos, largatas e casulos. Isso foi realizado nas turmas Valentia, Bondade e Simpatia, em que conversou-se sobre o ciclo das borboletas. Vejam como foi:
- 1ª Aula: foi entregue um arquivo em Word com um retângulo, o qual as crianças poderiam colorir. Com a orientação da professora, fizeram uma dobradura de modo que criassem uma lagarta. A professora ensinou também a fazer um canudo de papel (aqueles que já tinham o objeto em casa poderiam usá-lo) de modo que, ao assoprá-lo, as lagartinhas "andavam".
- 2ª Aula: foi entregue um novo arquivo em Word com o modelo de duas borboletas. Os alunos deveriam escolher uma e colori-la. Depois, colaram um prendedor de roupas no sentido do “corpinho” da lagarta. Os alunos também providenciaram rolinhos de papel higiênico e coloriram com giz de cera, canetinha ou guache. As asas das borboletas poderiam ser enroladas em volta do prendedor de roupas e, dessa forma, a borboleta cabia exatamente dentro do rolinho de papel higiênico.
- 3ª Aula: os alunos coloriram um pedacinho de papel, rasgaram e fizeram pequenas bolinhas, simbolizando os ovinhos da borboleta. Foi enviado aos alunos o desenho de algumas folhas para que pudessem finalizar a atividade, montando o ciclo da borboleta em cima das folhas. As crianças coloriram as folhas com guache ou giz, recortaram, fizeram dobras para que as folhas ficassem curvadas e pudessem se encaixar formando a ponta de um galho com folhas.
- 4ª Aula: as crianças montaram uma maquete. Colaram as folhas, os ovos nas folhas, colaram a lagarta e colocaram a borboleta dentro do "casulo", prendendo-o atrás da folha. Todos avaliaram seus próprios trabalhos.
- 5ª Aula: foi finalizada a atividade, com uma reflexão. A professora Mônica Soave mostrou fotos de todos os trabalhos e disse que ficou pensando que ela havia enviado arquivos iguais para todos os alunos, mas que nem parecia ter sido assim, porque naquelas fotos era possível observar um trabalho diferente de cada aluno. A professora elogiou todos os trabalhos e insistiu que queria saber por que nenhum trabalho era igual ao outro. Com as repostas das crianças convergindo para o mesmo ponto (de que cada um tem sua criatividade, o seu jeitinho etc.) fomos concluindo que cada um tem uma forma de pensar, de sentir, de criar e que somos diferentes. E ser diferente é muito bom porque nos torna únicos, além de podermos aprender uns com os outros.
Embora tenha sido uma atividade realizada de forma remota, houve um grande envolvimento das crianças na atividade. Todos gostaram de realizá-la e ficavam ansiosos esperando a próxima aula para fazer o próximo passo. Os pais enviaram fotos das crianças, elogiando o trabalho e dizendo o quanto as crianças haviam gostado da atividade.