Alunos do 1º ao 4º Ano realizam a Mostra Pedagógica 2019
Para apresentar alguns resultados dos trabalhos, projetos e atividades desenvolvidas na última etapa letiva, as turmas do Fundamental 1, juntamente com as professoras Roneida Alves, Fernanda Vasconcelos, Leticia Silva e Caroline Kirsten, promoveram a Mostra Pedagógica de 2019.
De acordo com as organizadoras, o evento é sempre uma atividade muito estimulante para os alunos, que se preparam com esmero para receber os pais e os amigos de outras turmas. Dessa forma, as crianças estão aprendendo a compartilhar conhecimentos e praticar a generosidade.
A turma do 1º Ano, na disciplina de Ciências, estudou as transformações dos recursos naturais pelo homem, como a transformação da Bauxita em objetos de alumínio, do algodão em tecido, da lã do carneiro em roupas de frio. As professoras aproveitaram o tema e trabalharam sobre as transformações internas que o homem realiza quando se propõe a ser melhor. Como a turma é nomeada de Turma da Valentia, foi ressaltado sobre a importância de se atuar com valentia para que ocorram transformações significativas em nosso interno. No decorrer do projeto, cada aluno montou um livrinho contendo relatos dos pais, nas quais as crianças atuaram com valentia.
Já na turma do 2º Ano, ao longo do projeto com o livro O Origami de Lara, a Turma da Bondade confeccionou vários origamis, que resultaram da pesquisa que os alunos realizaram junto aos seus familiares. No dia da Mostra, além de enfeitarem a sala com os origamis que haviam feito, os alunos realizaram oficinas ensinando a dobradura para outras crianças e adultos. Toda a turma teve a oportunidade de cultivar a alegria, a generosidade, a paciência, o esforço e a colaboração.
O 3º Ano, ao estudar o conteúdo Rochas e Minerais, fez algumas analogias, como por exemplo, o da erupção do vulcão com a irritabilidade; a do solo fértil com a formação do ser humano e a da transformação das rochas com a transformação do ser humano. As crianças relacionaram o que estavam aprendendo com situações que vivenciaram; e também aprenderam que temos um diamante interno que deve ser lapidado. Na Mostra Pedagógica, com vulcões feitos de jornal, argila e uma rocha feita com papel kraft, as crianças apresentaram aos pais e amigos tudo o que aprenderam.
Na turma do 4º Ano foram apresentadas maquetes feitas durante o estudo do tema Zona Urbana e Zona Rural, conteúdo de História e Geografia, e a analogia relacionando a construção da maquete, com a construção da vida interna. Após os estudos, as crianças concluíram que toda construção deve ser edificada sobre uma base forte e que na vida devemos ter também uma boa formação, buscando elementos que permitam nos conhecer e nos superar a cada novo desafio.
“A vida humana é, pois, como um edifício em construção: de cada um depende saber ou não como continuá-lo, e que aspecto ele terá uma vez terminado. De ninguém mais além de nós depende, também, aprender a desfrutar dentro dele o maior conforto e felicidade.” González Pecotche