Infantil 5 realiza atividades estimulantes durante o projeto “Universo”
A Turma da Colaboração (Infantil 5) e as professoras Sara Mendonça e Rayane Rodrigues iniciaram os estudos do projeto Universo. A abertura do projeto foi feita pela professora e coordenadora Tatiana Moro, no qual propôs aos alunos brincarem de Jogo das Perguntas e, depois, ouviram um pouco a respeito de Albert Einstein. Ela também fez a leitura do livro Um raio de luz, de Jennifer Berne, e destacou como uma das características marcantes de Einstein o hábito de fazer perguntas interessantes e sempre querer saber mais sobre o mundo ao seu redor.
Por meio de vídeos e imagens reais do espaço, as crianças conheceram o Sistema Solar e descobriram um pouco mais sobre o planeta Terra, a Lua e o Sol. Elas viram lindas imagens do Universo e de nossa galáxia, ouviram sobre a origem da criação e como foram necessários milhões de anos para formar o planeta Terra.
A turma conversou sobre o céu noturno, viram imagens reais da Lua e conheceram um pouco mais sobre ela e suas características. Descobriram que a Lua gira em torno da Terra e, ambas, giram juntas ao redor do Sol.
Dentro desse contexto, os alunos criaram uma Lua na aula de Artes Visuais.
No anfiteatro, viram imagens fascinantes do Sol, feitas por sondas espaciais e, numa aula de Artes Visuais, fizeram um lindo e imponente Sol.
Já no pátio, os alunos brincaram de imitar os movimentos de rotação e translação utilizando o corpo para girar em torno de si mesmos, enquanto davam voltas ao redor do Sol de cartolina que fizeram na aula de Artes Visuais.
Uma das atividades marcantes foi a rodinha sobre o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes. As crianças ouviram sua história, na qual ficou destacado que o esforço e o estudo foram imprescindíveis para que ele conquistasse esse grande sonho. As crianças assistiram ao vídeo que mostrava Marcos Pontes chegando ao espaço com a bandeira do Brasil, dando-nos um exemplo de amor à Pátria.
Para finalizar, a turma realizou uma exposição de foguetes caseiros.
Ao longo deste projeto, as crianças puderam observar que não é possível existir duas mentes que pensam exatamente a mesma coisa, e, foi destacado durante o intercâmbio de ideias, que é devido a essas diferenças individuais que podemos aprender uns com os outros.