Infantil 3 realiza um lindo projeto literário com o livro “Chico – O valente”
A Turma da Generosidade (Infantil 3), sob os cuidados das professoras Mariana Almeida, Márcia Matos e Martchele Garcia, fizeram uma Caça ao Tesouro para encontrar o livro Chico – O valente, da autora Jaqueline Miolo. Ele estava dentro de um baú, junto com o brinquedo preferido do personagem, um cata-vento. As docentes ressaltaram que o personagem iria ensinar sobre uma virtude que é um verdadeiro tesouro: a valentia!
No momento da rodinha foi conversado sobre a mente das crianças, fazendo uma analogia com uma casinha, usando como base o ensinamento abaixo, do livro Minha Casa Mental, de González Pecotche:
“A mente dos meninos se parece muito com uma casa, uma casa pequena que cada um deve aprender a cuidar e defender sempre. Por quê? Porque a espreitam pensamentos que pouco a pouco iremos conhecendo e que, ao menor descuido, se introduzem nela. Daí que seja tão importante defender sua portinha com uma boa fechadura, uma fechadura que você mesmo vai fabricar.”
As docentes e os alunos leram todo o livro e colaram as páginas plastificadas na sala. As crianças se entusiasmaram com a história, identificando em si mesmas que aquele mesmo pensamento mandão que aborreceu o personagem Chico, também pode entrar na casinha mental de cada uma e fazer uma verdadeira bagunça.
Na ocasião, as professoras também conversaram sobre o pensamento Pirracinha, e como se expressa na fisionomia da criança quando está em sua mente. Para isso, elas usaram um espelho para ensinar aos alunos a identificarem seus traços característicos, como a testa franzida e o biquinho com a boca.
Também foi feito um boneco do personagem Chico. As crianças adoraram e o enfeitaram muito! Quanta alegria! Ao final, ele foi colocado na porta da sala para que todos saibam o que o Chico ensinou: “que quem é valente cuida da mente!”.
E não parou por aí! Teve também um teatro de fantoches, no qual a professora da turma recontou a história do Chico como se fosse contada pelo próprio personagem. Depois, a turma se revezou para usar os fantoches e recontar a historinha à sua maneira.
“O projeto teve ótima repercussão. As crianças relataram inúmeras situações em que passaram a observar a atuação do pensamento mandão e aprenderam que podem trancar a porta de sua casinha mental para que ele não entre. Os pais também observaram que as crianças passaram a identificar esses pensamentos e vencê-los em muitas oportunidades”, pontuou a professora.