2º Ano realiza Mostra Pedagógica de Ciências e Música
Durante as aulas de Ciências, as crianças da Turma da Bondade (2º Ano) estudaram sobre os sons graves e agudos. Elas descobriram, por meio do instrumento metalofone, que para identificarmos se o som é grave ou agudo, precisamos ter sempre dois objetos para comparar o volume do som. Os alunos perceberam que o som grave é aquele em que a vibração é mais lenta, e, no som agudo, a vibração é mais rápida.
Juntos, a turma também produziu uma “flauta” de canudinhos, por meio da qual observaram que, ao abrir e fechar o orifício feito nas mesmas, modificava-se a altura do som em função do tempo da vibração.
E as descobertas não pararam por aí! Os alunos assistiram a um vídeo para conhecer o fonógrafo. Eles descobriram que se trata de um instrumento antigo, de alto valor material, pois era, à época, o aparelho de última geração. Porém, ao ouvi-lo, perceberam que o mesmo reproduzia um som com muitos chiados e ruídos, que incomodava. Dessa forma, foram levados a refletir que como o instrumento de reprodução de áudio evoluiu, nós também podemos evoluir, sendo melhores a cada dia.
Segundo as professoras Priscila Verri e Analy Ranuzi, os pais sentiram-se felizes ao observar seus filhos explicando, com segurança, os conteúdos estudados.