Leitura da obra “O origami de Lara” incentiva o aprendizado por coisas novas nos alunos do Infantil
Semanalmente, os alunos da Educação Infantil têm um horário para ir à biblioteca ouvir as histórias contadas pela professora Simoni Fornazier, bibliotecária do Colégio. Recentemente, ela leu para eles o livro O origami de Lara, do autor Marcelo Henrique Pontarolo.
Na história, Lara, que adora aprender coisas novas, vai visitar seus tios e brincar com seu primo Vinícius. Além de brincarem, ela conta o que pesquisou e como aprendeu a arte de fazer origamis. Assim, Lara ensina seu primo a fazer origamis e o que precisa, além de papel: conhecimento, vontade de aprender, atenção, paciência, esforço, alegria e gratidão.
Após a leitura, a professora Simoni fez chapéus de jornal para os alunos do Infantil 4, que observaram, atentos, cada dobradura.
Para o Infantil 5, a bibliotecária propôs uma dobradura de peixinho: eles fizeram as dobras e a professora fez a parte do recorte. Em seguida, cada aluno fez os olhos e as escamas dos peixinhos.
A atividade estimulou nos alunos o gosto pela leitura e o esforço e a alegria para aprenderem a fazer algo que ainda não sabem.
“Para enriquecer a contação de histórias não são necessários recursos caros. Basta usar a criatividade, pois as crianças gostam do que é simples, se encantam com pequenos detalhes... como um chapéu de jornal!”, manifestou a coordenadora do Infantil, Tatiana Moro.