Momento de leitura ensina Infantil 4 a identificar e corrigir erros
Os alunos da Turma do Afeto (Infantil 4) fizeram a leitura do livro Mingo, o cão faminto, do autor Roger Priddy, e foram estimulados a fazerem reflexões sobre os erros, como identificá-los e as formas de corrigir e evitar novas atitudes erradas.
Durante a história, as crianças observaram uma passagem em que o personagem Gabriel, o dono do cachorro, decidiu dar bastante ração a ele, com o objetivo de que não comesse alimentos inapropriados. A turma refletiu se ele havia acertado ou errado, e concluíram que Gabriel havia errado, mesmo sem querer. As crianças entenderam que o fato de agirmos com desatenção ou por desconhecimento de como fazer, mesmo querendo acertar, não faz do mesmo um acerto.
Na história, Gabriel resolveu levar Mingo ao veterinário, pois o cão havia ficado obeso e veterinário orientou o que deveria fazer para que recuperasse sua saúde. As crianças observaram que para corrigir um erro, devemos primeiro identificá-lo e depois realizarmos várias ações para corrigi-lo. Foi necessário esforço e disciplina de Gabriel para que Mingo voltasse a ficar saudável.
Além de incentivar uma postura correta diante de comportamentos equivocados, o momento também buscou incentivar o apreço pela leitura e o cuidado com os animais de estimação. A atividade foi desenvolvida pelas professoras Alessandra Fernandes e Geysyane Rodrigues.