Turma do Infantil 4 inicia atividades do projeto do livro “Blecaute”, de John Rocco
As professoras da Turma do Afeto (Infantil 4), Alessandra Fernandes e Isabel Wathier, apresentaram duas esquetes, em momentos diferentes, para iniciar os estudos do projeto literário do livro Blecaute, de John Rocco.
Na primeira esquete, uma das personagens ficava entretida na televisão enquanto a outra a convidava para brincar. Na segunda encenação, uma ficava jogando no celular enquanto era convidada para brincar. Ao final, as professoras perguntaram às crianças o que pensavam que deveria ser feito em cada situação. Todos refletiram que podem equilibrar o tempo de atenção aos eletrônicos com o tempo das brincadeiras entre amigos; e que brincar é a melhor forma da criança interagir com o mundo!
Num outro dia, a professora levou um lampião de lâmpada LED e contou para as crianças que nem sempre existiu energia elétrica: houve um tempo em que a humanidade contava apenas com a luz do sol. Depois, fruto do esforço humano, surgiu a possibilidade de utilização da energia elétrica e de novas tecnologias que trouxeram comodidade à vida. Na história do livro, a personagem mamãe iluminou a casa com uma lanterna e a família descobriu outras possibilidades de convivência – entre si e com os vizinhos. Em sala, as crianças brincaram com lanternas individuais, fizeram sombras e observaram detalhes desta iluminação localizada.
Inspirados pelo livro, as crianças brincaram com jogos de tabuleiro e foi trabalhado a atenção e a paciência, observando a ordem de cada participante e sabendo esperar a vez de jogar. No jogo, haveria um vencedor, mas as professoras destacaram que o importante era brincar e que, em cada partida, haveria vencedores diferentes. São aprendizados como esse que favorecem a convivência entre amigos e em família!