Infantil 5 aprende a ser “amigo do tempo”
As professoras da Turma da Colaboração (Infantil 5) trabalharam o tema da agenda, Equilíbrio no Tempo, com um projeto no qual os alunos aprenderam a perceber a passagem do tempo observando os ciclos da natureza, como o dia e a noite e as estações do ano.
As docentes ensinaram que, para sermos amigos do tempo, é preciso ordenar as atividades, fazendo cada coisa na sua hora. Foram exemplificas diversas situações e listadas algumas práticas que foram classificadas entre dever e lazer. Para enriquecer o estudo, as crianças ouviram a leitura do poema O Tempo, de Elda Tamberi Soares; e para registrar a atividade desenharam uma ação de lazer e outra de dever que costumam realizar.
Para encerrar o projeto, foi feito um divertido jogo de trilha, no pátio, no qual os alunos formaram duplas em que um jogava o dado e o outro o pino. Cada casa da trilha continha uma situação de conduta no Colégio: caso fosse uma atitude de bem, avançava-se algumas casas; quando era uma má atuação, voltava-se algumas casas ou ficava uma rodada sem jogar.
“O objetivo do jogo foi demonstrar às crianças que quando escolhemos o bem, nos superamos, e isso nos faz ganhar tempo e ficamos mais felizes! Explicamos que, ao contrário do jogo, em que as ações ocorreram pela sorte, na vida podemos escolher como atuar. Foi surpreendente como compreenderam a importância do conceito que estávamos ensinando!”, afirmou a professora Sara Mendonça.