4º Ano aprende a tabuada brincando
Para treinar a tabuada, desenvolver a linguagem oral e a capacidade de analisar possibilidades e estratégias de cálculo mental, as professoras da Turma da Paciência (4º Ano), Daniela Nunes e Isadora Valentin, montaram uma tabela com os resultados das multiplicações. O estudo foi iniciado com a fixação das tabuadas do 1, 2 e 3; em seguida com as do 4, 5, 6 e assim por diante, até finalizar com a tabuada do 10.
Para treinar os resultados registrados na tabela, as docentes criaram a brincadeira Aperte e acerte, que consistia em, ao escutar a operação, o aluno apertava a campainha que sabia o resultado. Além disso, a turma também brincou com o Jogo: Qual é a carta?, sugerido pelo livro didático. As crianças também levaram as cartas para casa e brincaram com os pais.
“Os jogos movimentam, envolvem e promovem alegria. Os alunos sentem-se estimulados e se esforçam, usando o conhecimento que possuem para chegar ao resultado”, observaram as professoras.
“O estímulo age também sobre a vontade, mas ativa por sua vez a inteligência e o sentimento (...)” González Pecotche
Confira as manifestações dos pais:
“Eu gostei do jogo, pois ele desafiou minha inteligência, exigindo fazer contas ao contrário, de divisão e multiplicação. Excelente!” Francisco Rezende, pai de Vitória e João Vítor.
“ Achei o jogo muito divertido, cumpre o objetivo pois ajuda e reforça o aprendizado da tabuada.” Márcio F. da Cunha, pai da Olivia.
“Joguei com o Pedro e nos divertimos. Achei muito interessante e também uma oportunidade gostosa de praticar os números.” Clarissa Vasconcelos, mãe do Pedro.