3º Ano estuda o conceito de simpatia
No início de maio, a Turma da Simpatia (3º Ano) refletiu sobre o que é ser simpático e o que o cultivo desta virtude proporciona em nossas vidas. Foram recordadas atitudes diárias que nos tornam simpáticos e as crianças descobriram que a simpatia pode ser adquirida e cultivada.
“Fizemos uma analogia entre o ímã, que atrai materiais metálicos, e a simpatia, uma força que atrai muitos amigos para perto de quem a cultiva”, explicaram as professoras da turma, Roneida Alves, Analy Ranuzi e Fernanda Paes.
Em outro momento, a turma observou imagens de animais que atraem a atenção das pessoas, com os quais todos gostam de brincar e de estar perto, e outros que procuramos manter distância. Em seguida, a turma pensou em quais virtudes podem adquirir, se ainda não as tem, para que as atitudes e fisionomia expressem simpatia.
Para finalizar, foi feita também uma analogia da vida como um edifício em construção, e as crianças refletiram em quais valores cultivar para construírem o próprio edifício, o edifício moral. Foram feitos tijolinhos, e neles escreveram um valor que diariamente se propuseram cultivar para a construção dessa obra interna, e que refletirá em uma conduta simpática.
Assim, as crianças concluíram que podem ser melhores a cada dia, observando e construindo dentro de si virtudes que se evidenciarão em atitudes agradáveis que a muitos atraem.