2º Ano realiza estudo sobre o ciclo de vida das borboletas
Nas aulas de Ciências, a Turma da Bondade (2º Ano) estudou sobre o ciclo de vida das borboletas. Inspirados por esse exemplo da Natureza, as professoras Priscila Verri e Mariana Almeida promoveram diversas reflexões e analogias. “Percebemos que o processo de desenvolvimento das borboletas já foi ‘programado’ por Deus, de forma que cada fase de seu ciclo de vida cumpre um objetivo e tem suas exigências, para que a borboleta possa chegar ao final do ciclo de forma íntegra e capaz de alçar grandes voos. Entendemos que interferir nesse ciclo, mesmo que com boas intenções, pode lhe causar um mal, uma vez que o vigor e a funcionalidade de suas asas estão condicionados ao esforço que ela realiza para desprender-se daquele invólucro”, explicou Priscila.
Voltando para si mesmo, a turma compreendeu que é importante viver cada fase da vida com atenção e esforço, pois conhecendo a realidade do mundo mental e dos pensamentos, o ser humano é capaz de superar-se, tornando-se um novo ser, de forma análoga ao que ocorre com a borboleta em seu processo de metamorfose.
As crianças observaram e se encantaram com o cuidado com que a borboleta escolhe a folha adequada para botar seus ovos, de forma que haja alimento disponível quando deles eclodirem as lagartas. Elas perceberam também como é ativa a vida da lagarta, que permanece quase o tempo todo em movimento, e ainda seleciona as melhores folhas para se alimentar. Quanto pode nos inspirar a observação da inteligência divina expressa na Natureza!
Acompanhar e refletir sobre o ciclo de vida das borboletas estimulou os alunos a pensarem sobre o cuidado de uma mãe com o seu filho, sobre a importância do movimento, da atividade para uma vida em equilíbrio e sobre a busca por ser melhor a cada dia.
Durante as aulas de Artes, os alunos construíram modelos de lagartas com massinha; crisálidas com gravetos, folhas e barbantes; desenharam e coloriram folhas e colaram sagu para representar os ovos, e ainda ilustraram diversas borboletas com giz de cera e glitter. Ficaram lindos!
Foi feito também um tronco em papel Kraft para colocarem todas as produções. O resultado foi um trabalho bem ilustrativo para apresentar o que aprenderam às demais turmas do Fundamental.
“Realizar aulas de Artes de forma interdisciplinar favorece o aprendizado, além de estimular o estudo de forma lúdica e prazerosa. As crianças se dedicaram em cada detalhe, empolgaram-se com suas lindas criações, e quando o tronco ficou pronto, ficaram encantadas com o resultado. Foi uma experiência enriquecedora, desde a construção até a apresentação final para as demais turmas”, observou a professora Priscila.
“Eu achei muito legal, porque aprendemos muitas coisas sobre as borboletas, gostei muito de saber que nós também temos muitas coisas que as borboletas têm, e o que mais gostei foi descobrir que podemos, assim como ela, nos transformar, mudando nossos pensamentos. Isso também pode ser chamado de metamorfose.” Luísa Marques, 7 anos.