Brincar de Pião estimula alunos do Infantil 4 a entenderem o conceito de equilíbrio
Para apresentar o tema anual, as professoras da Turma do Afeto (Infantil 4), Alessandra Fernandes e Isabel Cecília, em uma rodinha, perguntaram: “o que é equilíbrio?”.
As crianças se levantaram e começaram a se equilibrar em uma perna só. A professora Alessandra afirmou que este era um tipo de equilíbrio, o físico, e destacou que para consegui-lo eram necessários força e esforço.
Em outro momento, a docente se inspirou no seguinte ensinamento, de González Pecotche: “O homem deve intensificar sua atividade até encontrar seu centro de gravidade e conseguir o equilíbrio, mas primeiro deverá saber que a uma maior intensidade de movimentos (produção da inteligência) corresponde uma maior estabilidade e equilíbrio”.
Foi então que, com o objetivo de favorecer o entendimento infantil e ilustrar que segredos envolvem o equilíbrio, a professora trouxe para sala um pião, onde todos experimentaram brincar com ele e imprimiram força para mantê-lo girando em pé.
As crianças observaram que quanto maior era a atividade/velocidade, maior era o equilíbrio! Essa atividade desenvolveu o conceito de equilíbrio, a atenção e, ao mesmo tempo, trabalhou a coordenação motora ampla e fina.