Fundamental 1 comemora o aniversário de 9 anos da Unidade Uberlândia e abertura do projeto “Escola, querida escola”
Durante o primeiro semestre, foram recolhidas observações e tiradas algumas fotos de como o Colégio se encontrava logo no início das aulas e como ficava ao final da tarde. Sentiu-se a necessidade de trabalhar com os alunos do Fundamental 1 a responsabilidade de cada um para manter o ambiente limpo e organizado e como poderiam colaborar.
Com as fotos que os alunos tiraram, as professoras fizeram um power point e compartilharam as imagens durante a abertura do projeto Escola, querida escola, no anfiteatro.
Os alunos do 5º Ano entrevistaram os funcionários da cantina e da limpeza perguntando-lhes quais atitudes mais dificultavam a limpeza e a organização. Com o resultado da pesquisa fizeram um rap, que foi apresentado na abertura do projeto:
Lugar de lixo no lixo é!
Lugar de lixo no lixo é!
Nossa escola tão querida
Nós temos que ajudar
Para suja ela não ficar.
Limpeza é fundamental, será sensacional,
Pra conviver em alto astral.
Lave as mãos, mas não jogue água no chão.
Os banheiros, cheirosos, devem continuar,
Vamos todos colaborar!
Por isso criançada descarga vamos dar.
Pra um ambiente, um ambiente muito legal
Vamos cuidar e preservar.
A escola bem limpinha e agradável para estudar.
Lugar de lixo no lixo é!
Lugar de lixo no lixo é!
Depois desta atividade, cada turma voltou à sua sala para cantar Parabéns ao Colégio e saborear os bolos gentilmente oferecidos por algumas mães.
“Vamos desenvolver este projeto que envolverá os alunos no cuidado com a escola durante todo o segundo semestre. Queremos engajá-las neste propósito de cuidar deste ambiente que desfrutam diariamente. Envolvê-las para que se sintam responsáveis por ele, para que queiram preservá-lo pensando também nas demais crianças que poderão desfrutar deste espaço. Emocionei-me com a criatividade e o esforço realizado pelas crianças do 5º Ano! Foi um sucesso e penso que foi inspirador para os alunos que assistiram à apresentação. Constatamos que o estímulo e o comprometimento são diferenciados quando eles participam dos processos, ajudam a construí-los, a colocá-los em prática!”, manifestou a professora Alba Lilian.