2º Ano realiza Projeto Infância
Para iniciar o Projeto Infância, a professora Isabella trouxe um problema para que as crianças do 2º Ano pudessem resolver. Se tratava de uma flor que comprou para presentear uma amiga, mas os botões estavam fechados. Cada criança pensou nas possibilidades do que poderiam fazer para acelerar o processo da abertura das flores.
Um aluno manifestou que recordava de uma experiência mostrada no começo do ano, na qual a mãe da professora tentou abrir uma flor no seu jardim e ela acabou morrendo, pois ainda não estava pronta.
Uma outra aluna completou a resposta lembrando da música que aprendeu na educação infantil: “Conhecendo meu amigo tempo, sei que sempre posso planejar, cada coisa tem a sua hora, não adianta querer misturar”.
Porém, apesar das manifestações, a Turma da Bondade resolveu que precisavam testar algumas hipóteses para ajudar a professora e se juntaram para tentar abrir a força cada um dos botões fechados.
No outro dia, conseguiram perceber que o esforço não rendeu o resultado esperado, as pétalas que foram expostas à ação das crianças ficaram manchadas de marrom.
Utilizando essa experiência para fazer uma analogia com a vida do ser humano, os alunos tiveram a oportunidade de entender a importância de respeitarmos cada etapa da vida. Assim como não é possível acelerar o tempo para que a flor floresça mais rápido, a criança não pode ser exposta a situações que não são adequadas para a idade.
Do mesmo jeito que aconteceu com a flor, as vivências da infância deixam marcas na vida do ser humano e várias dessas marcam são negativas quando tenta-se acelerar o tempo e pula-se essa etapa que é tão curta e tão importante.