4º Ano lê livro “Somos todos irmãos” e estuda sobre a cultura chinesa
O 4º Ano, a Turma da Paciência conheceu o livro “Somos todos irmãos”, escrito por Guilherme Cavalieri, que conta a história de Heitor, um menino alegre e questionador. Ao observar o escrito “Made in China” em um carrinho que ganhou de seu tio, Heitor despertou o interesse pela cultura chinesa. Seu pai, muito paciente e generoso, começou então a esclarecer as dúvidas que surgiam na mente de Heitor sobre a cultura chinesa. Quando Heitor comentou que os chineses pareciam ser muito diferentes, o Sr. Jéferson, seu pai, aproveitou a oportunidade para explicar sobre as diferenças que existem entre os seres humanos, destacando que, apesar de existirem, as semelhanças são ainda maiores.
No desenvolvimento do projeto, as crianças compartilharam pesquisas sobre a cultura de diferentes países, levando-as a refletir sobre a importância do respeito a todas as culturas para que a convivência entre os seres humanos seja mais harmoniosa.
Para tornar os conceitos ainda mais claros, a professor realizou uma dinâmica denominada “Roda das Semelhanças e Diferenças”. Cada criança recebeu dois pedaços de papel: em um, desenharam elementos que representam diferenças culturais, como vestimentas, alimentos e idioma; no outro, desenharam algo que simbolizasse sentimentos ou experiências comuns a todos os seres humanos, independentemente da cultura onde vive.
Os desenhos foram organizados em uma roda, com o lado das "diferenças" voltado para fora do círculo e o lado das "semelhanças" voltado para dentro, simbolizando a união e os sentimentos compartilhados por todos.
Este livro fez a turma refletir sobre o fato de que todos os seres humanos possuem uma mente e uma sensibilidade, e que em qualquer lugar do mundo, compartilham buscas em comum, como aprender sobre a vida, serem queridos, felizes, sentir amor e fazer amizades.
Para encerrar o projeto, a turma fez uma Festa da China, para conhecer um pouco mais dessa cultura tão interessante. As crianças jogaram tangram, ouviram músicas chinesas e degustaram um delicioso yakissoba.