Os alunos do 3º, 4º e 5º Ano recebem medalhas da Olimpíada Brasileira Canguru de Matemática
Os alunos do 3º, 4º e 5º Ano participaram da Olimpíada Brasileira Canguru de Matemática. Por isso, a assessora Educacional Tatiana Moro realizou, junto às professoras e alunos de cada turma, realizou a entrega de medalhas.
Em uma roda de conversa com os alunos, ela levou reflexões a respeito da importância da matemática e sua presença em suas vidas. Após algumas manifestações dos alunos sobre as dificuldades em aprender a matemática e realizar a prova, a assessora explicou que há dois aspectos importantes para pensarem:
O cérebro tem neuroplasticidade. Portanto é capaz de aprender sempre. Basta que busquem aprender, que criem estímulos e não fiquem em uma postura passiva, de reclamar.
A mente possui inúmeras capacidades e é onde ficam os pensamentos que podem ajudar ou atrapalhar, dependendo de sua natureza. No momento de uma prova, por exemplo, alguns pensamentos acabam atrapalhando, como os que levam a sentir medo, os de preguiça etc. Portanto, é necessário se preparar não só estudando e buscando aprender, mas também selecionando pensamentos que ajudarão ter confiança, tranquilidade e paciência.
A conversa também tratou do tema “erro”. Junto aos alunos, eles identificaram que há medo de errar e esse medo acaba os paralisando. Ela destacou que à medida que entendem que o erro faz parte da aprendizagem e que podem aprender com eles, vão entendendo que o esforço é fundamental para se superar.
Depois disso, foi o momento para os alunos medalhistas receberem suas medalhas e o afeto dos amigos da turma. Tudo foi muito especial! Todos levantaram reflexões oportunas e puderam destacar o valor do esforço e se emocionar com suas conquistas.