Infantil 2 e 5º Ano aprendem sobre a paciência e realizam Projeto Literário em conjunto
Ao longo do ano, as professoras Jordanna Sopranzetti e Ana Júlia observaram que as crianças da Turma da Gratidão (5º Ano) cultivavam uma grande simpatia pela Turma da Amizade (Infantil 2). Elas gostavam de estar por perto durante o lanche, colaborando com as professoras, e às vezes visitavam a classe para brincar junto.
Aproveitando essa afinidade entre as crianças, as docentes decidiram realizar um projeto literário em conjunto, utilizando o livro "Aninha e seu pé de feijão", de Marismar Borém, para trabalhar o conceito logosófico de paciência. As atividades do projeto foram pensadas e organizadas pelos próprios alunos do 5º Ano, com a colaboração de sua professora.
Depois da contação de história do livro, a turma realizou a mesma experiência vivida pela personagem principal e fez o plantio de feijões no algodão para acompanhar seu crescimento. Algumas semanas depois, foi observado que os feijões não haviam germinado e que isso havia acontecido porque a turma havia descuidado, esquecendo de colocar água e observá-los com o passar dos dias.
A professora utilizou essa oportunidade para conversar com as crianças sobre o conceito logosófico de paciência inteligente. Todos refletiram sobre o que os feijões precisavam para crescer e se tinham feito sua parte. Será que apenas plantar e esperar que os feijões crescessem era suficiente? Ou era necessário agir enquanto esperava, colocando água e cuidando dos vasinhos?
A turma chegou à compreensão de que era importante ser ativo, e, por isso, replantou os feijões, para, dessa vez, atuar da melhor forma e aprender com o erro! Depois disso, cuidaram dos feijões com responsabilidade e, com o passar do tempo, observaram que eles começaram a germinar.
Com isso as crianças compreenderam que esse foi o resultado do seu esforço e cuidado durante os dias, ao contrário da primeira experiência.