Infantil 3 aprende com a natureza e a origem do avião
Trabalhando o Projeto Literário “Na Ameixeira Amarela” com Infantil 3, as professoras Mariana Rodriguez e Laisla Nunes recordaram que Amábile sempre observava a natureza, que lhe proporcionava alguns aprendizados.
Desta forma a professora Mariana Rodriguez perguntou: O que aprendemos com a natureza?
As crianças ficaram pensativas, e algumas trouxeram que as árvores são generosas, que são as casas dos bichos e que dão sombra e frutos. Então a professora falou que o homem sempre aprendeu muito observando a natureza e que desfrutam hoje de um meio de transporte muito importante e que a inspiração foram os pássaros e outros animais voadores.
Assim ela ensinou um pouco sobre a criação do avião, mostrando algumas imagens desde o início até os dias atuais. Ela mostrou o planador de Percy Pilcher, Ader Avion lll, 14 Bis, Norge, Douglas DC-3, boing 747 e um modelo de avião atual. Tudo partiu da observação da natureza e do uso dos recursos da inteligência. Junto aos alunos, ela refletiu que mesmo a primeira tentativa não dando certo, houve persistência e diversas outras tentativas, até se conseguir.
Para isso, as pessoas envolvidas precisaram observar, pensar, se esforçar e ter constância. Em outro momento, ouviram a música "Tudo tem explicação” para ampliar o conceito do que foi aprendido.
A turma descobriu também que até hoje a natureza inspira a aviação e há vários estudos para descobrir uma melhor forma para reduzir o ruído das aeronaves, inspirados em voos de animais, como a coruja.
“Nós buscamos inspiração na natureza olhando as corujas. Quando a gente observa, percebemos que ela consegue vir silenciosamente. Ela tem aparatos que modificam a turbulência e geram menos ruído. Isso acontece porque as corujas têm asas em formato de pentes, com franjas flexíveis na região superior, o que quebra o ruído”, explica William Roberto Wolf, professor de engenharia da Unicamp.
Além disso, ele afirma que as penas das asas da ave têm formato serrilhado, o que quebra as estruturas do som das turbinas, por exemplo. O estudo ainda está em andamento, mas há a possibilidade de ‘copiar’ a estrutura das asas da ave para que as máquinas produzam menos ruído.
Foram feitos cartazes com imagens dos modelos de aviões e de pássaros e, depois, as crianças brincaram com aviões de papel!