1º Ano estuda sobre o tempo e descobre que querem ser valentes
Dentro do conteúdo comum curricular de Ciências, as crianças do 1º Ano estudaram a passagem do tempo e construíram instrumentos para medi-lo.
Observando a ampulheta funcionando, ou as horas do relógio passando, elas compreenderam um pouco mais a passagem do tempo. A professora aproveitou a oportunidade para manifestar que o tempo é uma Lei Universal e que ele passa independente da nossa vontade.
Questionando os alunos sobre o que elas perdiam quando desaproveitavam o tempo, eles relacionaram com a sua própria vida e compreenderam que, quando perdem tempo, estão também perdendo a oportunidade de aproveitar a vida.
Ao longo das aulas e das rodinhas, a turma foi percebendo o que a atrapalhava e a fazia perder tempo e identificou que, por vezes, alguns pensamentos atrapalhavam. As crianças deram como exemplo fazer gracinhas durante a aula, o que os faz perder a oportunidade de aprender naquele tempo.
Juntos, todos chegaram à conclusão que a valentia, virtude que dá nome à turma, poderia ser uma boa aliada: ao ser valente e cuidar da mente, os pensamentos que os fazem perder tempo se afastam e, consequentemente, eles podem aproveitar mais a vida.
As atividades foram muito interessantes e as crianças adoraram montar os instrumentos de medida. Foi possível observar que elas passaram a se organizar bem mais rápido durante as aulas, sempre recordando que não queriam perder tempo com pensamentos de desordem. Foram momentos memoráveis!