Infantil 5 estuda as sementes e as diferenças entre os seres humanos
A coordenadora Tatiana Moro reuniu-se com os alunos do Infantil 5 embaixo de uma árvore, que fica na Praça do Sol do Colégio, para realizar uma roda de conversa dentro do Projeto Literário com o livro “Na Ameixeira-Amarela”, de Gizella Yamara. As crianças contaram as partes da história que mais gostaram e então a professora perguntou: por que as árvores têm algo de Deus?
Os alunos responderam com várias hipóteses, dentre elas o fato das árvores serem da natureza e terem sido criadas por Deus. A coordenadora então aproveitou para destacar que Deus ensina por meio da natureza.
Para ilustrar melhor, ela trouxe uma caixa com diversos tipos de sementes, uma mais linda que a outra e totalmente diferentes. As crianças ficaram encantadas, principalmente com a semente de Mogno-Brasileiro.
Ela perguntou: as sementes são iguais? O que a natureza está nos ensinando quando observamos que cada semente é de um jeito?
Juntos, a turma concluiu que cada semente é para uma árvore diferente e que as diferenças são importantes para haver a diversidade. Portanto, cada uma tem seu valor e juntas elas se complementam. Da mesma forma, cada ser humano é único e, assim, é possível aprender uns com os outros!
Ao final, as crianças receberam várias sementes e a coordenadora demonstrou como as sementes aladas “voam” pelo ar. Os alunos ficaram maravilhados!
“Eu adorei a parte do livro que a menina disse que de cima da árvore ela vai para lugares distantes”, disse Manuela Guarato, do Infantil 5.
“Os animais também são diferentes uns dos outros”, relatou Lucas Arantes da mesma turma.
“As pessoas são diferentes e podem ensinar as outras”, disse Laura Li.