Infantil 3 aprende com encenações das professoras
O Infantil 3 realizou o projeto literário com o livro “Colecionando Alegrias” de Marismar Borém. Em uma das atividades, as professoras Mariana Rodriguez e Maria Fernanda Berger fizeram um teatro com situações diversas que retratavam como certos pensamentos como o da birra, da desobediência e da queixa, atrapalham experimentar a alegria.
Foram encenadas algumas situações. Na primeira delas, duas crianças brincavam na escola. No momento de mudar de atividade e guardar os brinquedos, elas começaram a se queixar, porque não queriam parar a brincadeira.
Em outra cena, a criança chega com a mãe no Colégio levando um brinquedo de casa. A mãe orienta, então, que não é o dia do brinquedo e que teria que guardá-lo, pois na sala teria mais com o que brincar. A criança não aceita e fica com o objeto em mãos, resistindo a obedecer.
Na última cena, mãe e filha estão em um passeio no clube e, perto do horário de almoço, a criança quer um sorvete. A mãe explica, então, que não é o momento, pois iriam almoçar, o que encarrega a mais um momento de pirraça.
Durante as situações encenadas, a coordenadora Tatiana Moro trouxe perguntas para que as crianças refletissem sobre o que estava acontecendo, qual o pensamento estava agindo na casinha mental e qual a possível solução em cada uma delas. Algumas manifestações surgiram, como: explicar que cada coisa tem a sua hora, que pode levar o brinquedo na sexta, que pode tomar sorvete depois que comer o almoço, etc. Assim, os momentos de alegria são favorecidos.
Foi muito interessante ver como as crianças iam mudando as fisionomias durante as histórias retratadas e como conseguiram identificar alguns pensamentos inoportunos e a forma de combatê-los. As professoras orientaram também sobre a importância de desfrutar da melhor maneira os momentos vividos e as oportunidades de se ter alegria em todos eles.