Infantil 5 inicia o Projeto Literário com a obra “Na ameixeira-amarela”
Para iniciar o Projeto Literário com a obra “Na ameixeira-amarela”, livro escrito pela querida Diretora Gizella Yamara, o Infantil 5 fez uma rodinha sob uma árvore do Colégio. A professora fez algumas perguntas relacionadas à natureza: porque será que eles se sentem tão bem quando estão na fazenda, perto de animais, árvores, cachoeiras? O que tem de bom na natureza? As paisagens estão sempre iguais ou podem mudar? É possível aprender com a natureza? Como retribuir tudo que ela generosamente oferece?
Os alunos ficaram bastante reflexivos e a turma conversou um pouco para tentar responder às questões. As crianças manifestaram que a natureza foi feita por Deus e por isso gostam tanto de ficar pertinho dela. Ela é generosa: oferece coisas que são necessárias para viver, e sempre é possível aprender com ela, basta olhar com atenção. Os alunos disseram também que para retribuir todo bem que ela faz, devem ser bons de volta, cuidando e preservando.
Depois da rodinha, a turminha deitou no gramado da escola por alguns minutos e ficou observando os galhos da amoreira, o céu, as nuvens, e sentindo o cheirinho da grama. Quando se levantaram, os alunos manifestaram que, durante os minutos em que observaram, bons pensamentos entraram em sua casinha mental e puderam sentir gratidão por ter a oportunidade de ficar perto da natureza, por ter esse espaço gramado tão aconchegante no nosso colégio e pela amoreira, que dá fruta, sombra, e tem galhos fortes que podem subir para se divertir!
Depois desse momento relaxante, as crianças se divertiram brincando no parquinho, perto da amoreira. Alguns alunos nunca haviam subido em árvores e, com a colaboração daqueles que já conseguiam, com esforço e valentia, se aventuraram nos galhos generosos da árvore.
Foi um dia cheio de diversão e aprendizado. As crianças puderam refletir sobre a presença de Deus na natureza e fazer o exercício de aprender observando os elementos naturais.