Turma da Generosidade explora a “casa mental” e conhece o boneco Luisinho
Os alunos da Turma da Generosidade estão participando do Projeto Aprender. Nisso, a coordenadora pedagógica Tatiana Moro foi até a turma com o boneco Luisinho para contar algumas vivências e apresentar um pensamento importante para todos: O Luzeirinho!
Ela levou uma casa de madeira, que representa a casa mental, e imagens de situações que as crianças geralmente vivenciam, relacionadas ao aprendizado. Junto ao boneco, ela mostrava a situação e os alunos identificavam qual pensamento poderia estar presente no ambiente mental e se ele ajudava ou atrapalhava aprender as coisas.
A coordenadora começou com os pensamentos negativos, como de preguiça, distração, de fazer gracinha e de pirraça. Colocava as imagens dentro da “casa mental” e analisava junto às crianças e o Luisinho quais eram as consequências deles na vida.
Em seguida, o boneco Luisinho “contou” às crianças que tinha um pensamento amigo, que colaborava com ele para trocar os pensamentos negativos por outros que ajudavam ele a aprender muitas coisas: o Luzeirinho!
Então a professora foi tirando as imagens negativas da casa e explicando que o Luzeirinho convidava pensamentos que ajudavam a aprender para ficar no lugar dos que atrapalham, pois o Luzeirinho é um pensamento que faz buscar o conhecimento! A casa mental, então, ficou com imagens que representavam o esforço, a alegria de aprender, a atenção, a observação etc.
As crianças adoraram e participaram ativamente! Dessa forma, a turma pôde, de forma lúdica, entender e aprender os conceitos de casa mental, de seleção de pensamentos e do pensamento Luzeirinho.