2º Ano brinca de minimercado e consolida aprendizados matemáticos
Para favorecer a manipulação de dinheiro, a realização de cálculos matemáticos e a interpretação de problemas na prática, as professoras do 2º Ano, Priscila Verri e Analy Ranuzi, montaram na sala de aula um minimercado.
Os alunos elaboraram toda a construção do minimercado (desde colocar o preço nas mercadorias, o que fizeram pensando nos valores próximos para produtos similares e de marcas diferentes) até na organização completa do local. Por fim, as professoras distribuíram o dinheiro entre eles, explicando-lhes a necessidade do caixa também ter dinheiro, para troco dos clientes.
“Desde que lançamos a ideia do supermercado os alunos se empolgaram. Percebi a alegria deles em fazer compras, serem os clientes e também os caixas, precisando realizar os diversos cálculos para conseguir cobrar o valor exato e ainda dar o troco correto. Este tipo de atividade proporciona às crianças uma gostosa oportunidade de colocar em prática o que aprenderam nas diversas áreas de aprendizado, sendo um rico recurso avaliativo. Fiquei muito feliz com o resultado, que ficou com um gostinho de quero mais!”, exclamou a professora Priscila.