Turma do Afeto reflete sobre conseguir identificar os pensamentos
Os alunos da turma do Afeto estão aprendendo a identificar os pensamentos e suas influências no cotidiano. Ao serem perguntados pela teacher o que estavam pensando ou sentido, por vezes se mostraram confusos, dizendo não saberem. Assim, a professora buscou uma imagem para colaborar com os alunos na formação do conceito de identificação e seleção de pensamentos.
Usando uma porta de vidro transparente como metáfora para a nossa casa mental, ela propôs a seguinte dinâmica: para ilustrar os pensamentos na mente usariam tintas de diversas cores. Cada pensamento foi representado por uma cor. Os alunos iam pintando o vidro e dizendo qual pensamento estava na casa mental. Ao misturarem muitas tintas, não conseguiam identificar mais as cores individualmente, ficando tudo confuso. Então, a professora mostrou que poderiam escolher as cores, sem misturar todas, pois assim, conseguiriam identificar uma a uma. Na mente é assim também, podemos escolher quais pensamentos queremos, retirando aqueles que não são úteis, para conseguirmos enxergar melhor o que temos dentro, deixando aqueles que nos ajudam e nos fazem mais felizes.
Dessa forma, a atividade contribuiu para o conhecimento de si mesmo, reconhecendo os próprios pensamentos para possibilitar uma atuação mais consciente e reverter esse caso de desordem mental.
Foi um momento muito alegre de aprendizagem. Os alunos demonstraram mais clareza dos próprios pensamentos e conseguiram, até, identificar o pensamento da impaciência em querer pintar o vidro com as tintas logo.