5º Ano se diverte com enigmas e atividades durante a semana
A aula começou na quadra com a turma fazendo uma rodinha e realizando atividades de português, enquanto as professoras aguardavam todas as crianças chegarem. Assim que todos chegaram, concluíram a tarefa e subiram para sala.
Ao chegar lá, as crianças se depararam com um recado na porta escrito “Mistério” e, quando entraram na sala, havia teias feitas de barbante com cartas presas por todos os lados. Eles precisaram encontrar seus nomes nos envelopes e escolher um lugar para se sentarem.
Todas as crianças ficaram muito interessadas em descobrir qual era o mistério dentro da sala. Ao entrarem e se depararem com aquela ‘teia’, ficaram muito animadas e felizes, pois foi muito divertido para que as crianças passassem por dentro da teia e procurassem seus envelopes. Ao final, quando todas as crianças estavam com os envelopes, puderam abrir as cartas.
Dentro de cada uma, havia uma missão coletiva: realizar tarefas pedagógicas que deveriam ser feitas em grupos no decorrer da semana. Os grupos foram escolhidos aleatoriamente, pois em cada cadeira havia um barbante amarrado, que, seguindo as cores de cada um, formava os times. Havia também missões individuais, envolvendo solucionar um desafio sobre alguma matéria estudada e desenvolver algum pensamento positivo: generosidade, afeto, gratidão, colaboração, simpatia.
Dentre as tarefas, o 5º Ano também foi responsável por mais uma missão: preparar uma atividade de acolhimento para a Turma da Amizade, o Infantil 2.
No decorrer da semana, ao realizarem as atividades em grupos, os alunos puderam desenvolver habilidades de comunicação e convivência. Além disso, a preparação para a atividade com a Turma da Amizade foi muito divertida e animada, cheia de boa vontade e alegria! As crianças pediram que esse tipo de atividade se repita, pois se sentiram muito mais incentivados a realizarem as tarefas durante a semana e criaram uma memória afetiva por este dia.