3º Ano aprende muito com o livro “Como encontrei a alegria”
Com o objetivo de trabalhar o conceito de alegria, o 3º Ano está desenvolvendo um projeto literário utilizando o livro “Como encontrei a ALEGRIA”, de Berenice Bueno de Sena e Juliana Góes. O projeto foi iniciado com uma rodinha, na qual a professora entregou um exemplar do livro para cada criança e pediu para que criassem hipóteses sobre do que se tratava a história.
Após esse momento, foi refletido sobre algumas questões como: o que é a alegria? Em quais momentos sente-se alegria? É possível encontrar a alegria? E assim, foi intercambiado a respeito desse conceito.
Antes da leitura do livro, as crianças relataram, como experiências alegres, ganhar ou comprar algo material; fazer uma grande viagem ou algum passeio muito esperado. Após a leitura do livro, os alunos começaram a refletir sobre experimentarem alegria em diversas situações cotidianas sem nem perceberem... Compreenderam, então, que a alegria se faz presente em pequenas porções de bem do dia a dia e que também é possível se alegrar com a alegria do outro.
Trabalhando a observação de si mesmas e o mundo que as cerca, as crianças viveram um momento como Detetives da Alegria e buscaram pelo Colégio situações e momentos em que observaram a alegria. Em seguida, registraram suas descobertas em um caderno que foi criado por eles.
Com isso, os alunos puderam compreender que a verdadeira alegria está presente nos momentos mais singelos quando estão com a família e amigos queridos. A alegria está presente ao sentir o cheirinho do bolo da mamãe; ao almoçar na casa dos avós; em poder auxiliar um amigo. Outro aspecto muito importante é a percepção de que dar alegria também faz feliz!