2º Ano brinca de modo a entender melhor sobre a Lei do Conjunto
A professora Isabella Belter Nogueira de Melo promoveu uma brincadeira em prol da vivência da Lei do Conjunto. Os alunos foram organizados em roda e foi dado a cada um um balão de festa colorido. A proposta era que passassem os balões de mão em mão, mantendo-os no ar e sem deixá-los cair.
Conforme a brincadeira avançava, alguns alunos foram retirados da roda, deixando seus balões flutuando no ar, e os que permaneciam precisavam assumir não apenas a responsabilidade por seus próprios balões, mas também pelos balões dos amigos que saíram da brincadeira. Com menos pessoas para manter os balões no ar, a tarefa se tornava cada vez mais desafiadora.
No final, os alunos se reuniram em uma rodinha para conversar sobre o que aprenderam com a brincadeira. Eles perceberam que a Turma da Bondade pode trabalhar de forma unida, uns cuidando dos outros e cada criança procurando fazer sua parte para o bem individual e do conjunto.
Para ilustrar um pouco mais esse conceito, os alunos criaram uma linda árvore da turma e desenharam pássaros coloridos. Cada pássaro representava um componente da turma.
Assim, eles vivenciaram uma lição valiosa sobre a importância da colaboração, trabalho em equipe e respeito mútuo, tendo uma ilustração clara e objetiva do ensinamento: “Quando se atua em conjunto, quando existe uma unidade na ação do pensamento, obtém-se um número de realizações maior do que o que se obteria caso se atuasse de forma desunida ou separada e, portanto, desconectada”.
O melhor de tudo é que eles se divertiram muito no processo! Foi muito estimulante observar o esforço e a alegria dos alunos na execução da atividade.