Educação Infantil vive rotina com contações de história
Semanalmente, os alunos das turmas da Educação Infantil têm um horário em que vão para a biblioteca ouvir histórias de livros selecionadas pela bibliotecária Mariana Rodriguez. Os livros são selecionados de acordo com a faixa etária e geralmente são vinculados ao projeto em que a turma está trabalhando.
Há todo cuidado para a seleção destes livros, ou adaptação de algumas histórias, pois é importante que eles tragam estímulos naturais e positivos. Ao escolher livros adequados para a fase da infância, o aluno é estimulado a observar e conhecer a si mesmo e o mundo ao seu redor.
As crianças adoram histórias estimulantes, desafiadoras, com questões cotidianas, aventuras, ou aquelas com temas de animais e natureza. A professora Mariana Rodriguez sempre prepara com carinho alguma atividade referente à história, seja uma dobradura, um desenho para colorir, um jogo, um teatro, etc.
Ao fazer a contação da história do livro “Pedro Quer Um Cachorro”, de Ekaterina Trukhan, a docente utilizou uma casinha e bonequinhos para que as crianças ficaram atentas e participaram com alegria. Em outra turma, contou a história “Lulu, Um Livro Sobre Ser Pequenino”, de Camilla Reid, e, ao acabar a contação, os alunos ganharam máscaras iguais às da história e brincaram como a personagem do livro.
Assim, os alunos recebem estímulos para estimular gostarem de livros, e o veem como fonte de inspiração para o conhecimento. Além disso, desenvolvem a capacidade de aprender a ouvir, se concentrar, de cuidar do ambiente e dos livros e, principalmente, de pensar a respeito de algumas questões apresentadas nas histórias.