Turma da Amizade observa exemplos de suavidade na natureza
Dentro do Projeto Suavidade, as professoras do Infantil 2 buscaram realizar atividades que estimulassem as crianças a serem mais suaves com os amigos, por observarem que nessa faixa etária estão desenvolvendo a habilidade social e aprendendo a se relacionar com os demais. Além de experiências em que puderam ouvir contações de histórias sobre o tema e vivenciar momentos suaves com os amigos, foram propiciadas aos alunos duas atividades de observação muito especiais.
Primeiramente, a Turma da Amizade recebeu em sua sala uma visita especial: o peixinho Soft. Antes da sua chegada, a professora explicou aos alunos que temos na natureza muitos exemplos da suavidade, entre elas o peixe. Depois, todos ouviram com atenção a música “Suave Como O Peixinho” e observaram juntos o movimento natural desse animal no aquário; foi um momento que deixou todas as crianças entusiasmadas! Elas aprenderam que não podiam falar alto perto do aquário para não assustar o peixe, cultivando a suavidade também no modo de falar, e que tinham que manusear o aquário com delicadeza.
Em outra oportunidade, a coordenadora Tatiana Moro presenteou as crianças com sementes da árvore Pajeú (também conhecidas como “semente helicóptero”). A turma assistiu a um vídeo que mostrava a forma suave como elas caem de sua árvore quando estão secas. Depois, para demonstrar a diferença do seu movimento, a professora Jordanna jogou uma pedra para cima, que caiu de uma vez, e uma das sementes, que caiu suave. Cada aluno recebeu algumas sementes para que também pudesse experimentar e brincar com elas, o que foi muito divertido, mas também importante para o seu desenvolvimento!
“Temos vários exemplos de suavidade na própria natureza! O contato com imagens naturais durante a infância é muito importante, porque ajuda os alunos a desenvolverem a observação e os ensina que podemos aprender muito observando o que está ao nosso redor. Por isso, pensamos em realizar duas atividades diferentes nesse projeto, em que os alunos pudessem aprender com os exemplos naturais.” - Professora Jordanna Sopranzetti