O 1º Ano aprende sobre o sistema métrico
Dentro do conteúdo de matemática, as crianças da Turma da Valentia começaram a conhecer o sistema métrico. Para estimular ainda mais os alunos, as professoras Eduarda Maneira, Gabriela e Clarice prepararam uma aula especial.
Após fazerem uma dinâmica na qual os alunos observaram que fazer medições com partes do corpo ou com outros objetos não geravam um resultado preciso e padronizado, a professora então os apresentou o metro, uma unidade de medida padronizada. Assim as docentes mediram as crianças e criaram na sala um painel de alturas. As crianças observaram que elas cresceram muito fisicamente desde que nasceram e ainda tem muito para crescer. A professora mostrou que a medida física de cada um realmente tinha aumentado, mas que o conhecimento deles também.
As crianças deram vários exemplos de conhecimentos que se ampliaram ao longo do tempo, recordaram que quando menores conheciam as letras, mas que hoje já ampliaram esse conhecimento e conseguem formar palavras com essas letras. Que quando bebês brincavam com outros bebês, mas que hoje eles já aprenderam sobre a amizade.
A professora perguntou se a medida do conhecimento pararia de crescer, assim como a medida do corpo físico, e eles logo disseram que não, que o conhecimento é sempre ampliado. Uma criança manifestou que seu avô estava até diminuindo de tamanho, mas que continuava aprendendo muitas coisas.
O objetivo da atividade realizada foi apresentar um sistema de medida padronizado, e mostrar que o físico tem limites, mas o conhecimento não. Foi uma aula muito alegre, as crianças adoraram ver a sua altura, e se envolveram na rodinha compreendendo que o conhecimento pode e deve ser sempre ampliado.