2º Ano visita o Aeroclube de Uberlândia
Dentro do projeto literário com o livro “Por que os aviões voam”, os alunos da Turma da Bondade estão aprendendo sobre a história dos aviões. Durante o estudo, descobriram várias curiosidades como, por exemplo, que os aviões foram inspirados em pássaros e que para se chegar ao modelo atual foram feitos muitos estudos, observações e testes. A turma aprendeu que, a principal invenção, o 14 Bis, criação do Santos Dumont, recebeu esse nome porque foi um projeto de avião que tinha seu corpo acoplado ao balão 14.
Assim, para ampliar um pouco mais o conhecimento sobre o tema estudado e facilitar o entendimento através da observação, a Turma da Bondade teve a oportunidade de visitar o Aeroclube de Uberlândia. Em um primeiro momento, os alunos se reuniram com os pilotos que estavam ali presentes para uma roda de conversa bastante estimulante, em que cada criança teve oportunidade de fazer perguntas e aprender curiosidades, como a história da primeira pilota de Uberlândia a voar.
Após esse momento, um lanche bem gostoso foi preparado antes que os alunos pudessem viver o mais esperado: entrar dentro dos diferentes tipos de aviões. Eles puderam observar as asas de perto, o painel de controle, o manche, o rádio para conversar na central, entre outros. Os alunos aprenderam que cada avião funciona de um jeito, apesar de todos seguirem o mesmo padrão.
Para aproximar o conteúdo trabalhado com a vida dos alunos, é importante criar a oportunidade para que todos experienciem na prática o que é ensinado dentro da sala de aula. Além de que as experiências, favorecem o aprender com gosto, visto que os alunos se sentem empolgados e desafiados ao sair do ambiente escolar e ter contato com outra realidade.
Foi muito estimulante observar o interesse dos alunos em relação ao tema estudado, tendo a oportunidade de viver fora da sala de aula a experiência de conhecer mais sobre os aviões.