Projeto História da Escrita, no Infantil 5
No final de agosto, a Turma da Colaboração participou de uma série de atividades do projeto “História da Escrita”, desenvolvido pela professora Maria Clara Silveira. Por meio de dinâmicas, os alunos foram convidados a refletir sobre a capacidade do ser humano, diferente de outros seres, para pensar, observar, analisar e, assim, evoluir utilizando a inteligência.
Em uma das atividades iniciais do projeto, as crianças assistiram a um vídeo sobre o surgimento da linguagem. Depois, por meio de exemplos, a professora mostrou para a turma as diferenças entre seres humanos e animais, destacando a existência de cérebro em todas as espécies, porém a existência de uma mente, capaz de pensar, observar, analisar e evoluir, apenas na espécie humana.
Também foi identificada a importância da evolução humana na comunicação e viu-se que, além da linguagem, os seres humanos também desenvolveram outras habilidades, como a escrita, que começou através de desenhos com elementos naturais como terra, carvão, pedras, etc. Então, em uma aula de artes, a turma pensou em elementos que poderiam ser utilizados para desenhar como na época das cavernas e providenciamos alguns deles para desenharmos em cartazes e no chão do parquinho.
Em outra atividade proposta pela professora, para desenvolver a reflexão da turma acerca da evolução da comunicação dos seres humanos, os alunos foram levados ao parquinho da escola para desenhar no chão. Após fazerem seus desenhos com carvão no parquinho, foram estimulados a voltar no dia seguinte para conferir se os desenhos ainda estavam lá, e ao constatarem que já haviam apagado, refletiram sobre os motivos que levaram os seres humanos da pré-história a desenharem dentro de cavernas.
Concluíram que, a serem desenhados em lugares descobertos, as pinturas e desenhos poderiam ser apagados por fenômenos da natureza, como a chuva, sol, ou, até mesmo, por outros seres. Em seguida, a professora levou a turma para a sala, onde realizaram novos desenhos em um papel Kraft estendido na parede, como se fosse uma caverna, para que, assim, vissem que os desenhos não seriam apagados.
“Tem sido estimulante me capacitar e desenvolver um projeto cujo tema trata o potencial dos seres humanos para se desenvolverem e criarem mecanismos de melhora e evolução para a vida humana” - Professora Maria Clara Silveira