Rodinha com o tema “O que é necessário para enxergarmos?” desperta reflexões no 4º Ano
Como forma de encerramento do projeto literário “Os Óculos do Invisível”, uma rodinha com o tema “O que é necessário para enxergarmos?” foi realizada na Turma da Paciência. Os alunos descobriram que precisamos dos nossos olhos, de um objeto e da LUZ.
A professora Sara Prado perguntou às crianças como é possível enxergar o que existe no mundo interno de si mesmo e houve uma grande dificuldade para chegarem a uma resposta. Afinal, sabe-se que esse mundo interno é real, mas como enxergá-lo? Perguntou então às crianças “Se vocês não soubessem da existência desse mundo, poderiam enxergá-lo?” A resposta unânime foi: não. Concluímos que o conhecimento é essencial para ver o que há dentro de nós, criar consciência de nossos pensamentos e ações. Mas não os conhecimentos voltados somente para o mundo físico, senão aqueles que tratam dos pensamentos e sentimentos do ser humano.
Em outra aula, a professora pediu às crianças que pensassem em duas características suas: uma que precisa melhorar e outra que sabe que já está bem. Eles escreveram em uma folha utilizando protetor solar, o que tornou a visibilidade do que estava escrito muito difícil. Então, cada um levou sua folha para o anfiteatro, onde estava tudo escuro, e a professora acendeu a luz negra. Só assim foi possível ler o que estava escrito nos papéis! Desta forma, a luz foi comparada ao conhecimento: para enxergar, com nossos olhos, o que está a nosso redor, precisamos da luz; no mundo interno, precisamos do conhecimento.
As crianças gostaram muito de escrever utilizando o protetor solar e ficaram encantadas com o fato de enxergarem com o uso da luz negra. Além disso, refletiram sobre suas atitudes e sobre seus pensamentos, avaliando como podem melhorar. Esse trabalho será continuado no projeto “Paciência” – nome da turma – em que as crianças criarão um plano de ação para superarem as deficiências observadas e, com isso, perceberão a necessidade da paciência ativa nesse processo.