Alunos do 1º Ano constroem um "pote do mar"
Dentro do projeto literário "Construindo Castelos" os alunos da Turma da Valentia construíram o “pote do mar”. Usando a analogia do livro, os alunos colocaram em um pote de vidro areia, pedrinhas e água, e observaram que quando o pote estava parado, como um mar tranquilo, a água ficava cristalina e assim podiam observar as pedrinhas do fundo. Quando agitavam o pote, como um mar bravo, a água ficava turva e não era mais possível ver as pedrinhas.
As professoras, Eduarda Maneira, Marcela Nunes e Nadyelle de Oliveira, explicaram que aquilo acontecia com nossa mente também: quando estamos com a mente tranquila, conseguimos, com clareza, enxergar e escolher os melhores pensamentos para atuar, mas, quando estamos com a mente confusa e agitada, não é possível ver com clareza os melhores pensamentos.
As crianças amaram a atividade, ficaram felizes em fazer o pote. Durante toda a semana, voltaram ao pote diversas vezes, e experimentaram o quanto podemos aprender com a natureza! Quando observavam que estavam ficando nervosos, por exemplo, eles pegavam o pote e mexiam, deixando a água turva, e se esforçavam para clarear a mente novamente.
Depois, para compartilhar o que aprenderam, os alunos visitaram a turma do Infantil 5, para ensinarem como fazer o pote do mar.