Projeto Composteira segue avançando no 2º Ano
A professora da Turma da Bondade, Isabella de Melo, organizou uma rodinha para conversar sobre o que estava acontecendo até o momento no Projeto Composteira. Os alunos perceberam que, apesar do projeto ter iniciado, eles ainda não estavam participando ativamente, separando os restos dos lanches do recreio. Assim, concluíram que as minhocas da composteira iriam morrer sem o alimento, e o Projeto não cumpriria com o objetivo.
Foi explicado que, para se ter o resultado esperado, era preciso ter constância, ou seja, para que ocorresse a compostagem, os alunos precisariam se lembrar de colocar os restos dos alimentos na caixa das minhocas todos os dias, e que, nesse processo, seria importante cultivar a paciência, pois o resultado vem com o tempo.
Nesse intercâmbio, a Turma da Bondade concluiu que, da mesma forma acontece na vida, é preciso ser paciente e constante com todas as atividades para aperfeiçoar aquilo que tem o propósito de realizar.
Para ilustrar esse elemento tão importante, foi entregue para os alunos bonecos feitos de meia com sementes, que quando crescem aparece o “cabelinho”. Os alunos precisaram aguar sempre, e esperar até a semente germinar e o resultado aparecer. Eles puderam perceber a importância da constância de aguar todos os dias e tiveram que ser pacientes para esperar o resultado final, vivendo uma etapa de cada vez.