Projeto Alimentação no Infantil 4: estímulos positivos para experimentar alimentos
As professoras Aryanne Cardoso e Larissa Rodrigues realizaram uma atividade especial como parte do Projeto Alimentação, na Turma do Afeto: um teatro de fantoches, para contar a história de duas crianças, Antônio e Luísa.
Antônio era uma criança de quatro anos que adorava ir ao mercado com sua mamãe para escolher um alimento que ainda não tinha experimentado. Comia de tudo, adorava quando sua mamãe montava um prato bem colorido. Já Luísa era uma criança que se recusava a experimentar novos alimentos e só gostava de arroz e batatas. Como não se alimentava direito, às vezes ficava sem energia para correr na hora do recreio ou nas brincadeiras com os amigos.
Certo dia, Antônio trouxe um presente para a amiga Luísa. Era uma fruta saborosa, que por dentro tinha uma cor linda e vibrante. Era uma pitaia.
Luísa foi logo falando: - Eu não gosto de pitaia.
Antônio perguntou: - Você já experimentou?
Luísa: - Não!
Antônio: - Eu adoro pitaia e trouxe para você e para a Turma do Afeto experimentarem.
Então, Antônio sugeriu que, antes de falar que não gosta de pitaia, Luisa deveria, primeiro, experimentar, sentir seu aroma e sabor e observar como tem uma cor linda.
Luísa foi valente e, observando o exemplo do amigo Antônio, experimentou a fruta.
As crianças da turma do Afeto incentivaram Luísa a experimentar a fruta. E, logo em seguida, manifestaram que gostariam de experimentar também. Foi um momento muito alegre entre as crianças! Algumas delas nunca tinham experimentado essa fruta e ficaram felizes com a oportunidade de saborearem um alimento novo. Foram muito valentes!