Projeto Acolhimento no 2º Ano: a simpatia como elemento que favorece a convivência
Dentre as diversas atividades feitas durante o Projeto Acolhimento, os alunos da Turma da Bondade puderam refletir um pouco sobre a virtude simpatia. Após destacarem algumas características próprias de pessoas simpáticas, assistiram a um vídeo que mostrou a natureza em sua perfeita harmonia, com flores atraindo os animais devido ao seu néctar, a professora Isabella Belter Nogueira de Melo fez reflexões que os levaram a uma analogia: assim como as flores atraem os insetos por seu néctar, as pessoas simpáticas atraem outros para perto de si.
Depois, os alunos pensaram em diversas atitudes simpáticas e não simpáticas que ocorrem dentro da escola e concluíram que se sentem atraídos por pessoas simpáticas, afinal: “Inspirar simpatia é um meio de convivência feliz”. Concluíram que, com esforço e bons pensamentos na mente, é possível que todos cultivem essa virtude também, aumentando o número de pessoas que querem estar perto delas.
Então, a professora confeccionou uma flor com papéis coloridos e a colocou em um corredor da escola. Ela propôs que, durante a semana, cada criança observasse suas atitudes e pensamentos simpáticos, os registrassem em um papel e colassem nas flores para exercitarem a observação de si mesmas e inspirassem outras crianças.
Depois, com o intuito de difundirem o que estão aprendendo, os alunos da Turma da Bondade visitaram a Turma da Colaboração para ensinarem um pouquinho sobre a analogia da flor. Ao final da atividade, presentearam as crianças com uma flor de papel que eles confeccionaram na aula de artes.
"Foi emocionante realizar esse estudo com os alunos, todos os dias desde que foi feita a atividade, pelo menos uma criança quis compartilhar sua atitude simpática do dia, elas ficaram inspiradas a praticar cada vez mais e despertaram a atenção em observar suas ações." - Professora Isabela Belter