2º Ano inicia o "Projeto Composteira"
A professora da Turma da Bondade, Isabella Belter Nogueira de Melo, iniciou um novo projeto com uma conversa para identificar o que os alunos já tinham de conhecimento a respeito do tema: a compostagem. Nesse intercâmbio, perguntas foram surgindo: O que é lixo? Para onde vai o lixo da minha casa? Qual a diferença de aterro e lixão?
Conforme a conversa foi evoluindo, os alunos chegaram à conclusão de que o lixo não precisa ser descartado indo apenas para um único destino: é preciso usar a inteligência para identificar que alguns materiais podem ser reaproveitados como, por exemplo, caixas de papelão. E, especificamente no caso de produtos orgânicos, é possível fazer a compostagem.
Mais uma pergunta foi lançada à Turma da Bondade: por que devemos compostar nossos resíduos orgânicos ao invés de deixarmos eles irem dentro de um saquinho para o aterro sanitário da nossa cidade? Os alunos perceberam que é nossa obrigação colaborar com a natureza pois. além de diminuir a quantidade de lixo produzido na escola e, consequentemente, na cidade, a composteira produz húmus, que é um excelente adubo orgânico para as plantas.
Na segunda atividade do projeto, os alunos abriram a composteira que havia na escola, que foi feita pelos alunos do 2º Ano da turma de 2021, e ajudaram a professora a separar as minhocas do húmus. O adubo foi distribuído para que os alunos pudessem levar para casa, e as minhocas seguiram na composteira para continuar o processo.
As crianças gostaram muito de participar da atividade, pois entenderam a responsabilidade que têm não só com o Colégio e com a cidade, mas também com a natureza. Perceberam que, mesmo pequenos, eles já conseguem contribuir!