Professoras do Infantil refletem sobre o tema “Imagens Analógicas”

Para apresentar o tema Imagens Analógicas às novas professoras do Infantil, a coordenadora do segmento Tatiano Moro realizou uma reunião pedagógica.

Na primeira parte desse encontro, a coordenadora trabalhou alguns conceitos importantes, como:

  • Quem é a criança?
  • Como se constitui seu mecanismo psicológico e sensível?
  • Do que ela gosta?

Na ocasião, também foi explorado um livro literário infantil para que todas pudessem refletir sobre a forma como o tema foi abordado. As docentes refletiram que o tema era importante, mas a forma induzia a criança ao temor, algo que é negativo para a infância.

Na segunda parte da reunião, a coordenadora trouxe algumas perguntas para reflexão:

  1. Qual a importância das histórias e das imagens analógicas como ferramentas pedagógicas?
  2. Segundo a Pedagogia Logosófica, o que uma história precisa para estimular as crianças?
  3. Quais imagens analógicas cada professora utiliza em sala de aula?

Após as reflexões, foi proposta uma brincadeira: dentro de uma caixa havia várias imagens apresentadas pelo autor da Pedagogia Logosófica e a professora sorteada deveria representá-la por meio de mímica ou desenho. As demais deveriam adivinhar.

“Foi muito estimulante! O tema é muito interessante e a brincadeira Ao modo do jogo Imagem e Ação fez com que todas recordassem das imagens já trabalhadas”, manifestaram as professoras.