Na Biblioteca do Colégio Logosófico Unidade Uberlândia, a Turma da Colaboração – Infantil 5 vivenciou um momento especial e reflexivo como parte do projeto “A Preguiça Não Mora Mais Aqui”. Conduzida pela professora e bibliotecária Mariana Rodriguez Moreira Nunes, a atividade buscou ampliar o entendimento dos alunos sobre a influência dos pensamentos em nossa mente — e como é possível escolher aqueles que colaboram com o aprendizado e proporcionam alegrias.
Para iniciar a conversa, a professora surpreendeu os alunos ao se apresentar desanimada, quase deitada em sua cadeira. Rapidamente, as crianças notaram que havia algo diferente: “Você está com preguiça!”, disseram. Esse momento foi o gancho para uma reflexão sobre como o pensamento da preguiça atua em nossa “casinha mental” e como é possível impedir sua entrada quando estamos atentos.
A leitura do poema “Praticando a Atenção”, de Elda Tamberi Soares, serviu como ponto de partida para aprofundar o tema. Após a leitura, cada criança recebeu uma mandala com muitos detalhes para colorir — uma atividade que exigia atenção, paciência e dedicação. A professora então perguntou: “Quais pensamentos podem colaborar para essa atividade ficar bonita?”. As respostas vieram com maturidade: “pensamento do Já”, “fazer com gosto”, “ter paciência”.
A proposta foi clara: concluir a atividade com os melhores pensamentos possíveis, para que a beleza das cores refletisse também o que estava sendo cultivado por dentro. A aula foi mais do que uma experiência lúdica — foi uma oportunidade de fortalecer a consciência sobre a escolha dos pensamentos que ocupam a mente.
Com base no elemento logosófico dos pensamentos e da casinha mental, a atividade ajudou as crianças a desenvolverem a atenção, o esforço e o gosto pelo fazer bem feito, combatendo a preguiça com leveza, criatividade e propósito.