Um novo projeto literário foi iniciado na Turma do Afeto, com uma analogia utilizando algumas peças de montar que eram diferentes, mas possíveis de serem encaixadas. A professora Aryanne Cardoso apresentou as peças aos alunos, que as manusearam livremente. Ela os estimulou a observar como era cada peça e encaixá-las da melhor forma. Depois, pediu que as crianças se observassem e respondessem:
Vocês são iguais?
Elas responderam: não!
Então a professora perguntou: Vocês brincam juntas?
Elas responderam: sim!
Dessa maneira, a professora levou-as a perceber que, assim como as peças de montar eram diferentes e se encaixavam, ficando juntas, as crianças também ficavam juntas, mesmo sendo diferentes!
A professora acrescentou que nós, seres humanos, podemos ir além e podemos aprender com o outro. Que um amigo pode aprender e ensinar algo que sabe para o outro, isso também é ser generoso.
A professora propôs que as crianças brincassem e que fizessem atividades juntas para conhecerem mais umas às outras. E que cumprissem com o seguinte combinado: “Que tal ficar perto de um amigo que não costuma brincar com frequência para conhecê-lo melhor?”
Na sequência, a professora revelou um segredinho: “cada pessoa tem o seu jeito. Que tal conhecer o jeito de cada um? Você pode se surpreender!”
“No dia seguinte, observei duas crianças brincando e uma estava ensinando para a outra o que havia conseguido fazer. Estava dando todas as dicas para que a amiga conseguisse fazer uma “ponte” com o corpo. Ao aproximar-me a criança manifestou radiante: professora estou ensinando o que já consigo fazer!” – Professora Aryanne Cardoso