Infantil 4 realiza atividade sobre a importância da ordem

Os alunos da Turma do Afeto (Infantil 4) estão finalizando o “Projeto Abelhinha”, e um dos aspectos trabalhados foi a organização das abelhas em seu labor para produzir o mel. Após serem estimulados a pensar e observar a ordem das abelhas, os alunos participaram de uma atividade para experimentarem esse valor. As professoras Aryanne Cardoso e Laiara Silva prepararam duas mesas: uma com brinquedos espalhados aleatoriamente e outra com os brinquedos organizados. Convidaram aluno por aluno para um desafio: encontrar o brinquedo determinado pela professora primeiro na mesa desorganizada, depois na organizada. Ao final da dinâmica, a professora pediu que os alunos relatassem suas conclusões. Eles destacaram que, quando há ordem, encontravam o brinquedo mais fácil, ou seja, a ordem nos faz ganhar tempo. Também observaram que um ambiente organizado é mais agradável. A professora destacou que em nossa mente acontece o mesmo, pois, ao se colocar em ordem os pensamentos, ficamos mais serenos e tranquilos.

“Eu demorei muito para achar o brinquedo na mesa bagunçada! Na outra foi rapidinho!” – Lucas Lisboa, aluno da Turma do Afeto

“Esse tipo de dinâmica é importante para que os alunos compreendam conceitos de forma concreta. Por se tratarem de crianças pequenas, a experimentação por meio de brincadeira é fundamental para fixar o elemento que queremos ensinar.” – Tatiana Moro, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil