2º Ano reflete sobre escolhas e saúde no Projeto Alimentação Saudável

Na Unidade Uberlândia do Colégio Logosófico, os alunos do 2º Ano – Turma da Bondade, sob orientação da professora Isabella Belter Nogueira de Melo, iniciaram o Projeto Alimentação Saudável com uma proposta simples e profunda: compreender o impacto direto dos alimentos no funcionamento do nosso corpo.

Em uma conversa leve e acolhedora, os alunos foram convidados a refletir sobre os diferentes tipos de alimentos e seus efeitos. Frutas, legumes e verduras foram reconhecidos como aliados na construção e manutenção da saúde, enquanto itens industrializados, como bolachas, bolos e snacks, despertaram questionamentos importantes: Se já sabemos que fazem mal, por que ainda os comemos? E mais: Se esses alimentos viessem com uma etiqueta de verdade, como “excesso causa diabetes”, será que continuaríamos consumindo da mesma forma?

Para tornar o aprendizado mais visual e significativo, as crianças criaram um painel do corpo humano, associando cada parte do organismo aos alimentos que a fortalecem. A cenoura, por exemplo, foi ligada à saúde da visão; a laranja, à imunidade; e a maçã, à digestão. Com isso, os alunos passaram a enxergar o ato de se alimentar como um gesto consciente de cuidado com o corpo e com a vida.

Inspirado no ensinamento logosófico de González Pecotche — “Alimenta-se. Nutra seu corpo; que ele seja vigoroso e flexível. Todo seu organismo deve vitalizar-se dia após dia” — o projeto valoriza a educação nutricional desde cedo, promovendo a autonomia e o discernimento nas escolhas alimentares.

Mais do que entender o que é saudável, a Turma da Bondade aprendeu que se alimentar bem é um gesto de amor-próprio, de consciência e de responsabilidade com o próprio bem-estar. Uma lição que nutre o corpo, a mente e o caráter.