Você está aqui:

2º Ano descobre a força invisível dos pensamentos com o projeto “Os desafios de Fernando”

2º Ano descobre a força invisível dos pensamentos com o projeto “Os desafios de Fernando”

A Turma da Bondade – 2º ano, sob orientação da professora Isabella Belter Nogueira de Melo, viveu uma experiência marcante no Colégio Logosófico Unidade Uberlândia ao desenvolver o Projeto Literário inspirado no livro “Os Desafios de Fernando”. A leitura da obra despertou reflexões importantes sobre o comportamento e os desafios internos enfrentados pelas crianças no dia a dia, especialmente em relação à obediência e ao esforço para fazer o que é certo.

Na história, Fernando compartilha momentos felizes com sua família, mas também revela suas dificuldades em obedecer aos pedidos da mãe, mesmo quando deseja agir corretamente. A partir dessa narrativa, a professora convidou a turma a explorar como os pensamentos atuam silenciosamente em nossa “Casa Mental”, muitas vezes sem que percebamos sua presença.

Para tornar esse conceito mais concreto, a professora Tatiana conduziu uma dinâmica criativa: ao chegarem na sala, os alunos se depararam com várias folhas em branco coladas no quadro. À primeira vista, pareciam vazias, mas, à medida que situações do cotidiano eram descritas, as crianças foram convidadas a nomear os pensamentos escondidos por trás das atitudes. Quando acertavam, uma tinta era passada sobre a folha e o nome do pensamento, antes invisível, surgia diante de todos.

Essa vivência proporcionou uma compreensão profunda: os pensamentos, apesar de invisíveis, atuam com força em nosso mundo interno. Assim como o nome estava oculto sob a folha, os pensamentos também podem influenciar sem que sejam vistos.

A partir daí, a turma refletiu sobre a importância de reconhecer, nomear e escolher quais pensamentos devem permanecer ou ser eliminados da Casinha Mental. A professora explicou que, ao identificar os pensamentos, podemos classificá-los e tomar decisões mais conscientes: manter os bons e “varrer” os que atrapalham.

A atividade foi guiada pelo elemento logosófico dos pensamentos e reforçou um aprendizado valioso: nem sempre vamos vencer os pensamentos de imediato mas com esforço e atenção, é possível ganhar confiança e superar cada desafio interno. Como bem entenderam os alunos, as jogadas podem ser difíceis, mas a vitória está ao alcance de quem persevera com consciência e coragem.