2º Ano observa a Natureza
Ao observar uma planta de sua mãe, a professora Isabella fez diversas reflexões e ficou feliz com o que aprendeu. Então, ela levou a planta para o colégio, para compartilhar sua vivência com os alunos.
A planta é um cacto da orquídea que vive em um pedaço de tronco de uma árvore. Ela se adapta facilmente ao ambiente e sua maior exigência é o sol.
Ao observá-la por muito tempo, vendo o seu funcionamento, percebe-se que a flor dela demora um tempo para amadurecer, trocando de cor, do verde para o rosa. E quando a flor se abre, o mais interessante é que o seu cabo vira, formando como se fosse uma concha, para que, quando ela cair na terra, fique bem posicionada para conseguir enraizar.
A professora Isabella destacou como é interessante observar a inteligência do Criador se manifestando na natureza, presente em todos os detalhes, pois só uma inteligência Universal conseguiria criar uma natureza tão perfeita, com um funcionamento tão harmônico.
A professora e o 2º Ano concluíram que quando olham para a natureza, estão vendo o pensamento de Deus manifestado na Criação.
Uma aluna manifestou: “Professora então quer dizer que quando fizemos o passeio para o Solar dos Ipês, Deus estava presente na nossa trilha?”.
Outro aspecto importante apresentado foi que na natureza nada dá saltos, tudo acontece no tempo que precisa para acontecer.
Um dia, a mãe da professora Isabella quis acelerar o processo de germinação das novas plantinhas e tentou “ajudar” a planta, deixando o seu cabo virado para cima e cortando a parte de cima da planta com muito cuidado para sair só as partes germinadas mas, dessa forma, a flor morreu.
A turma pôde fazer uma relação com a vida humana, pois quando querem pular etapas e fazer coisas que estão fora de hora, deixam de aproveitar momentos importantes e que depois não voltarão mais. Tudo tem um tempo para acontecer e é preciso passar por todas as etapas da vida humana.