Infantil 5 realiza trabalho sobre o conceito de Colaboração
Para iniciar o trabalho sobre o conceito de Colaboração, que dá nome à turma do Infantil 5, a professora Jordanna Sopranzetti realizou a contação de história do livro “Escola de Chuva”, de James Rumford. O livro narra a história de crianças em seu primeiro dia de aula em Kelo, no Chade. Por causa das fortes chuvas de verão, elas encontram a escola destruída e têm como primeira lição reconstruí-la: as crianças aprendem a fazer tijolos de argila e mesas de barro, a erguer paredes e forrar o telhado, para que o ano letivo e suas atividades possam começar.
Por meio do livro, a professora destacou aspectos que demonstravam a colaboração na ação das crianças, ao ajudarem a reconstruir a escola. Ela refletiu junto às crianças sobre quais virtudes eram necessárias para cultivar a colaboração: paciência, generosidade, conciliação... E sobre como colaborar os faz feliz, porque estão realizando o bem.
Após a leitura, os alunos foram divididos em trios e receberam bloquinhos de madeira para construírem suas próprias escolas. Claro, colaborando com seus grupos, assim como as crianças da história! Foi uma atividade divertida, ao gosto das crianças, que proporcionou uma expansão do conceito de colaboração para cada um.
“As crianças ficaram muito atentas à história! Percebemos que elas se interessam por histórias reais, que demonstram a prática do bem... Foi natural para elas identificarem a colaboração como elemento principal por trás das ações dos personagens e senti que elas se envolveram com a história.”, disse a Professora Jordanna.
“Se eu chegasse aqui na escola e ela estivesse destruída, eu também ia colaborar, mas eu ia construir de pedra.”, relatou Pedro Bertoldi, aluno do Infantil 5.